terça-feira, 3 de junho de 2014

Biografia - Gottfried Leibniz



Gottfried Wilheelm von Leibniz nasceu em Leipzig, Alemanha, em 1º de junho de 1646 e faleceu no dia 14 de novembro de 1716 na cidade alemã de Hanôver. Era filho de um professor de filosofia moral chamado Friedrich Leibniz com Catharina Schmuck, filha de um advogado.
Leibniz perdeu o pai aos 6 anos de idade, e sua educação ficou assim ao encargo de sua mãe. Iniciou sua vida acadêmica com 7 anos, na escola Nicolai, em Leipzig. Devido ao fato de estar sempre em contato com os maiores pensadores, filósofos e matemáticos do mundo, Leibniz se tornou autodidata em latim avançado e Greco aos 12 anos. Ingressou na Universidade de Leipzig aos 14 anos, onde se graduou bacharel em direito defendendo a tese Sobre os princípios do Individuo. Porem teve seu titulo em doutor negado nessa universidade, indo assim para a Universidade de Aldorf, em Nuremberg.
Em 1663 Leibniz volta para Leipzig, onde retoma seus estudos para o doutorado em legislação, porem poucos dias após a apresentação da tese que lhe deu o titulo veio o falecimento de sua mãe.
No verão de 1672, Leibniz conheceu Christiaan Huygens, com quem passou a ter aulas, conheceu também o professor Erhard Weigel que o influenciou na ideia de que os números era o conceito fundamental do Universo.
Como representante governamental influente Leibniz viajou por toda a Europa, por volta de 1673 visitou Londres, onde foi acolhido como membro da Royal Society, devido a essa visita colocaram em duvida suas descobertas sobre Cálculo, achando que ele tinha visto as anotações de Isaac Newton sobre o assunto, porem ficou claro mais tarde que isso não poderia ter ocorrido devido ao fato de que Leibniz pouco sabia sobre Geometria e analises para entender os enunciados de Newton.
Em uma outra visita a capital inglesa, Leibniz levou a maquina de calcular. Uma das inúmeras contribuições de Leibniz à Matemática é o estudo da aritmética binaria, já utilizada pelos chineses no livro I Ching.
Com a utilização do triângulo de Pascal e do triângulo harmônico, Leibniz encontrou uma nova maneira de calcular séries infinitas convergentes. Pelo estudo do livro “Traité des senus du quart de cercle” de Blaise Pascal, Leibniz chegou à conclusão de que independente da forma da função as operações de encontrar somas (integrais) ou diferenças (diferenciais) poderiam ser sempre empregadas. Essas ideias deram origem ao que até hoje é chamado de Cálculo Diferencial e Cálculo Integral.
Em 1684 Leibniz publicou o primeiro trabalho voltado ao cálculo diferencial “Um novo método para máximos e mínimos e também para tangentes não obstruídas por quantidades irracionais”. Ele também generalizou o teorema do binômio em Teorema do Multinômio.
Leibniz adoeceu em julho de 1716 e veio a falecer em 14 de novembro daquele ano, em seu funeral o único presente fora seu secretario eu o acompanhara nos últimos dias de vida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/goottfried-wilhelm-leibniz/goottfried-wilhelm-leibniz-1.php
http://ecalculo.if.usp.br/historia/leibniz.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gottfried_Leibniz



by: Carmelice Bispo e Dernivaldo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário