Objetivos:
Compreender a noção de proporção em diferentes contextos;
Perceber a aplicação do Teorema de Tales em situações do cotidiano;
Atividade 01
a) Traçando paralelas e transversais
Materiais:Régua, lápis, esquadro e papel.
Como fazer?
1- Posicione a régua e detalhe um segmento de reta, de modo que fique na posição transversa, considerando as margens superiores e inferiores do papel como paralelas;
2- Mantendo a régua parada. Encoste qualquer lado do esquadro na régua e marque uma semi-reta a partir do segmento traçado;
3- Deslize um pouco o esquadro sempre mantendo a régua firme e trace outra semi-reta a partir do mesmo segmento inicial. a) Usando as idéias destacadas anteriormente, Construa figuras como as seguintes:
Atividade 2
Até agora você utilizou o instrumento de desenho apenas para construções. Nesta atividade você irá utilizá-las para medições.
Até agora você utilizou o instrumento de desenho apenas para construções. Nesta atividade você irá utilizá-las para medições.
b) Escreva a razão entre as medidas dos segmentos:
AB e BC BC e AC AB e AC
A’B’ e B’C’ B’C’ e A’C’ A’B’ e A’C’
c) Observando as razões do exercício b, você percebeu alguma particularidade entre elas?
Edson Batista/ Maria do Carmo Oliveira/ Carmelice Bispo/ Dernivaldo Novais/ Jacqueline Sena
Nenhum comentário:
Postar um comentário